5 dicas para uma boa gestão de mão de obra na construção civil

18 novembro, 2022 6 min de leitura Autor: Suelen Hofrimann

Foto de um grupo de construtores se reunindo em um canteiro de obras

Na construção civil, fazer uma boa gestão de mão de obra é mais do que uma necessidade do dia a dia, é uma oportunidade estratégica capaz de aumentar a produtividade e melhorar o desempenho da empresa.

Os problemas relacionados à gestão de pessoas são inerentes a qualquer empresa, especialmente àquelas que demandam um quadro extenso e volátil de colaboradores, como acontece na construção civil. Assim, gerenciar os recursos humanos ajuda a manter os projetos, propostas e processos alinhados e competitivos. 

Mas como fazer isso de uma forma realmente eficaz? É isso que você verá neste artigo com as nossas dicas sobre como fazer uma boa gestão de mão de obra.

 

O que é gestão de mão de obra? 

É o conjunto de esforços necessários para gerenciar a força de trabalho das organizações. O também chamado de workforce management envolve uma série de iniciativas, desde a correta contratação, até o treinamento, análise de indicadores, desenvolvimento e desligamento de pessoal.

A gestão de mão de obra na construção civil ajuda a minimizar custos, desperdícios e, consequentemente, aumentar a lucratividade das construtoras. 

A seguir veremos alguns desafios enfrentados por empresas do setor para entendermos melhor o cenário.

 

Desafios enfrentados pela gestão de mão de obras na construção civil

Um dos desafios mais marcantes da gestão de mão de obra na construção civil é lidar com a rotatividade de pessoal. Isso acontece, normalmente, porque quando os projetos terminam não há garantias de que existirá demanda de trabalho para todos os colaboradores em outras obras. Por isso, é muito comum a contratação de recursos terceirizados, mas, no geral, essa rotatividade gera inúmeros desafios, como:

 

  • Dificuldade de encontrar mão de obra qualificada;
  • Complexidade na administração de documentos e obrigações acessórias de cada colaborador, já que a responsabilidade é compartilhada com empresas terceirizadas;
  • Incompatibilidade com a cultura organizacional;
  • Necessidade constante de atualizar treinamentos;
  • Dificuldade em tornar os processos conhecidos pela maioria das pessoas;

 

Em alguns casos também pode acontecer:

 

  • Perda de prazos devido à falta de pessoas qualificadas;
  • Diminuição da qualidade do serviço devido à falta de especialização do pessoal;
  • Aumentos dos custos da obra.

 

Esses e outros desafios são comuns em canteiros de obras e projetos de construção civil, e provavelmente sempre existirão, mas é possível minimizá-los através de uma estratégia bem estruturada de gestão de mão de obra. Veja nossas dicas de como fazer isso:

 

5 dicas para arrasar na gestão de mão de obra na construção civil

 

1 Estabeleça indicadores e padrões de desempenho

A gestão do desempenho é uma importante ferramenta para manter padrões de produtividade e ajudar os gestores a medirem o nível de motivação, qualidade e engajamento dos colaboradores nas obras.

Mas não deve ser tratado como uma pressão a mais para a equipe, os KPIs e padrões de trabalho existem para orientar o trabalho, tornar as ações mais intuitivas e ajudar os líderes a identificarem pontos de melhoria necessários para alcançar os objetivos gerais da empresa.

Os colaboradores devem conhecer esses pontos entendendo a importância dessas ações para o sucesso do negócio. Considere também criar um programa de recompensa para pessoas que conseguirem destaque cumprindo as metas estabelecidas.

 

2 Automatize tarefas do dia a dia relacionadas à gestão de mão de obra

Muitas vezes, as pessoas que trabalham na gestão de mão de obra não conseguem avançar em iniciativas mais estratégicas por estarem o tempo todo lidando com tarefas rotineiras. Na construção civil é comum que existam rotinas de verificação da validade de documentos, exames ocupacionais, treinamentos obrigatórios, certificados, ASOs e NRs. Demandas que podem consumir muito tempo. 

A boa notícia é que é possível facilitar o dia a dia das equipes através de automações inteligentes que disparam tarefas de acordo com regras predefinidas. Assim, as equipes não perdem tempo analisando o que precisa ser feito ou organizando planilhas para controle. O sistema age na orquestração das demandas, deixando o menor esforço possível para as pessoas. Dessa forma, seu time ganha tempo para dedicar às ações mais estratégicas da gestão de mão de obra. 

 

3- Gerencie a mão de obra terceirizada

O apoio de trabalhadores terceirizados ou subcontratados pode ser bastante vantajoso para a construtora, mas é necessário redobrar a atenção com as obrigações acessórias e a responsabilidade solidária. As automações podem ajudar a sua empresa a ter controlar a regularidade dos colaboradores.

Além dos termos burocráticos, também é interessante planejar uma estratégia de comunicação e onboarding para propagar a cultura organizacional para as pessoas terceirizadas, afinal, as equipes podem passar meses ou até anos juntas, é importante que todos tenham uma boa experiência enquanto convivem.

Leia mais: Como fazer gestão de terceiros na construção civil?

 

4- Treinamentos e incentivos à capacitação

Manter o desempenho em alta depende de uma série de fatores, entre eles a capacidade produtiva dos trabalhadores. Otimizar o trabalho é um esforço contínuo que também é influenciado pela capacitação dos colaboradores.

A empresa, por sua vez, pode incentivar o desenvolvimento profissional de seus talentos através de treinamentos, sejam eles específicos da área ou de desenvolvimento pessoal, como cursos de boas práticas, produtividade, foco, concentração e workshops relacionados à cultura organizacional. 

Essas iniciativas ajudam a nivelar o conhecimento entre os colaboradores tornando as lacunas entre eles cada vez menores e acessibilizando determinados conteúdos. Também é válido criar programas de incentivo à capacitação, como convênios com escolas e universidades.

 

5- Tudo começa no começo

A nossa última dica é sobre contratação, um estudo realizado pela Câmara Brasileira da Indústria e da Construção (CBIC), identificou que 90% das empresas do setor no Brasil tem dificuldade em contratar mão de obra qualificada – em outubro de 2021 esse índice estava na faixa dos 77%.

Com este cenário fica cada vez mais desafiador encontrar pessoas com as qualificações e com o perfil ideal. Assim, é importante reforçar a retenção de talentos, construindo uma jornada onde os colaboradores tenham perspectivas desde o momento da contratação até o dia a dia organizacional em si. Prever benefícios, incentivos, metas, plano de carreira e outras iniciativas que gerem mais motivação para os colaboradores pode fazer toda a diferença. 

Outra aposta de algumas construtoras consiste em desenvolver profissionais menos experientes através de treinamentos e acompanhamento de outros mais experientes. Isso não é uma novidade no meio, mas a gestão de mão de obra pode consolidar essa cultura através da criação de programas bem estruturados de desenvolvimento profissional para esses colaboradores com nível júnior ou pleno.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email!