Processos de contas a pagar e a receber: por que automatizar?

O processo de contas a pagar e a receber geralmente estão integrados ao departamento financeiro, claro que isso não é uma regra, mas por estarem totalmente ligados com a saúde financeira da empresa, ambos trabalham juntos de forma sequencial.

O processo de contas a pagar tem como principal objetivo entregar clareza quanto a receita e custo no ambiente empresarial. É essencial que a corporação saiba as diferentes formas de captação de receita, investimentos em produtos, despesas fixas e variáveis, além de controlar prazos de recebimentos e pagamentos.

Diante desse cenário fica impossível utilizar métodos de controle como Kanbans, planilhas, e-mails e papéis. Pensando nisso percebemos a importância da automatização de processos nesse departamento.

Qual a importância de automatizar os processos no departamento de contas a pagar e a receber?

Para garantir que pagamentos e recebimentos sejam feitos dentro de prazos, com aprovações automáticas otimizando o tempo e reduzindo erros. 

Criando um fluxo para esse departamento todas as tarefas são concluídas de forma automática.

Digamos que mensalmente uma empresa compra materiais de escritório,para isso seria necessário criar um fluxo onde adicionamos orçamentos de materiais para aprovação, o responsável recebe os orçamentos para aprovação, automaticamente o responsável pelo pagamento recebe a informação da aprovação e libera o pagamento.

Em poucos cliques todo trabalho foi feito sem acúmulo de papéis, inúmeras trocas de e-mails, planilhas com valores. Tudo isso é substituído por fluxo automatizado.

Com fluxos automatizados você consegue organizar datas, colher assinatura automaticamente, receber avisos de pendências tudo dentro de uma única ferramenta

Tudo isso montado num esquema sequencial, contemplando o time que faz parte do processo, obedecendo prazos e hierarquias.

Outra forma de controle que se pode ter com fluxos automatizados no departamento de contas a pagar e a receber é o planejamento do fluxo de caixa.

Mediante todos os  dados em relação a entradas e saídas é possível prever a receita mês a mês e entender o status da saúde financeira da empresa.

Citamos aqui apenas alguns benefícios obtidos com a automatização  dos processos da empresa.O ideal é mapear as necessidades do departamento e utilizar uma ferramenta que realmente substitua as planilhas, kanbans e e-mails.

O processo de automatização é o passo para a transformação digital da empresa e com certeza fará a diferença para quem busca maior organização, redução de custos e erros e muito mais produtividade.