Transformação digital na saúde: conheça os desafios

Enfermeira sentada atendendo o telefone e olhando para o computador. Ela usa um pijama cirúrgico azul e está sorrindo. Representa o profissional capaz de impulsionar a transformação digital na saúde.

A transformação digital na saúde é uma mudança profunda nas estruturas das organizações ligadas ao setor. Assim como no tratamento de um paciente, lidar com as questões relacionadas à inovação das organizações de saúde é um trabalho multidisciplinar.

O cenário da saúde é extremamente complexo, o que faz a transformação digital neste setor encontrar desafios específicos. Em 2018, uma pesquisa realizada pela Isobar estabeleceu um ranking de maturidade digital no Brasil, dentre os dados constatou-se que 71% das grandes instituições de saúde brasileiras eram consideradas digitalmente imaturas.

Depois da crise da covid-19, é notório que as coisas começaram a se movimentar com mais agilidade. A telemedicina é prova disso. Um estudo da IDC (International data Corporation), de 2020, projetou que os investimentos em tecnologia para o setor da saúde deveriam chegar a US $1.931 milhões até 2022.

A questão, no entanto, é que a transformação digital não se trata unicamente de investir em novas tecnologias. Em todos os setores a mudança de cultura é essencial, mas há algumas questões que se destacam na área da saúde, e é isso que veremos a seguir.

3 desafios da transformação digital na área da saúde

A área da saúde contém uma característica forte de diversidade de participantes, rápido ciclo de mudanças, alto volume de regulatórios e outras questões sensíveis que tornam o cenário bastante complexo. E sabemos que não dá para tratar questões importantes de maneira genérica.

Nesse sentido, ao mesmo tempo que a transformação digital encontra muitas oportunidades de crescimento, também existem muito desafios, aos quais podemos citar alguns:

1- Dificuldade de vencer os silos

Uma das necessidades mais emergentes do setor é a de conseguir padronizar de forma aceitável os seus processos. O cenário da saúde é composto por agentes distintos que, muitas vezes, participam de um mesmo fluxo mas têm requisitos diferentes.

Além disso, há uma infinidade de caminhos que podem ser percorridos para um atendimento. E não podemos esquecer também da relação empresa e cliente nisso tudo, já que além do hospital estão envolvidas clínicas, laboratórios, seguradoras e operadoras de saúde.

Por isso, a carência de rastreabilidade de dados prejudica a experiência do paciente e dos profissionais da saúde. É preciso que as pessoas certas tenham acesso aos registros sobre tudo o que foi feito e usado com o cliente do começo ao fim. E nisso, o uso de tecnologias adequadas pode colaborar muito.

2- Governança desafiadora

Não podemos negar que a cultura organizacional das instituições de saúde é desafiadora. Neste setor, há muitas pessoas diferentes operando os fluxos. Além disso, as mudanças, tanto dos participantes quanto dos procedimentos, é muito rápida.

Há também uma relação muito forte de hierarquia, e em consequência de tudo isso, uma necessidade profunda de governança para ter controle e agilidade. É preciso então evoluir os processos, a cultura, as legislações e tudo o que possa contribuir para a digitalização dos hospitais e outros serviços de saúde e bem-estar.

Os fluxos precisam responder na mesma velocidade que o ambiente se adapta, sem permitir que quebras aconteçam. Por isso, processos engessados são problemáticos, embora ainda sejam comuns. Essa questão parece simples, mas depende de uma série de fatores para ser resolvida.

3- Indicadores de sucesso

Processos amadurecidos são aqueles que permitem a construção de um roteiro de melhoria contínua com base em indicadores de desempenho. Para isso, é importante poder visualizar todas as informações de maneira eficiente, de preferência em um só lugar.

Construir uma cultura de análise de dados é muito importante para oferecer vantagens para os pacientes e profissionais da área. Além de analisar, é essencial agir, implementar ações e medir seus resultados.

Só assim será possível atender uma das premissas de qualquer processo bem-sucedido, a previsibilidade.

A era da promoção da saúde

Vimos que a transformação digital na saúde possui diversos desafios a vencer, mas os benefícios da iniciativa compensam qualquer esforço. Desse processo, as instituições podem esperar como resultado:

  • redução de custos;
  • agilidade nos atendimentos;
  • menos falhas;
  • mais assertividade;
  • facilitação do trabalho;
  • melhora no compliance;
  • mais visão da jornada do paciente;
  • transparência nos processos;
  • redução da burocracia;
  • engajamento dos pacientes;
  • E muito mais.

Vale lembrar que estamos na era da promoção da saúde, onde o objetivo não é apenas tratar doenças e sim focar na prevenção e promoção da qualidade de vida dos pacientes. Imagine o quanto a transformação digital na saúde pode beneficiar essa nova abordagem, onde os dados são essenciais para a tomada de decisões!

O fato é que essa é uma mudança urgente para o setor, que apesar de ter acelerado muitos passos a partir da pandemia de coronavírus, ainda tem muito a amadurecer nesse tema.

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