Tecnologia em hospitais: como soluções impactam o dia a dia das instituições de saúde

Entenda os benefícios da tecnologia em hospitais e outras instituições de saúde e saiba quais são as principais tendências de uso de sistemas para o ...

27 julho, 2022 5 min de leitura Autor: Suelen Hofrimann

Dois homens cirurgiões vestindo Scrubs olhando para tablet digital no hospital

A tecnologia em hospitais tem um papel fundamental na minimização de problemas derivados da complexidade natural das instituições de saúde. Embora a transformação digital tenha uma importância inegável em qualquer segmento, as dificuldades na gestão hospitalar são, muitas vezes, ainda mais desafiadoras. 

Assim, a tecnologia é uma importante arma para controlar o caos, mas as instituições de saúde devem se concentrar em manter uma cultura forte de melhoria contínua buscando alcançar as condições necessárias para atender às principais necessidades dos pacientes.

Diante disso, também vale lembrar que o papel dos hospitais de hoje em dia já não é o de antigamente. Estamos na era da promoção da saúde, onde o perfil dos pacientes está em constante evolução. 

São mudanças que não podemos ignorar, nas quais a tecnologia se mostra cada vez mais presente e necessária. Por isso, no artigo de hoje, eu separei algumas tendências de tecnologia para hospitais que com certeza farão sentido para as instituições de saúde daqui pra frente.

 

Telemedicina

Segundo uma pesquisa recente, realizada pela rede Conexa de Saúde, cerca de 73% dos entrevistados voltariam a se consultar de forma online. De acordo com o levantamento, 41% dos brasileiros aprovam a telemedicina no país.  

Assim, a teleconsulta tem se consagrado como uma das principais tendências da tecnologia em hospitais e na saúde em geral. Mas embora tenha acontecido uma aceleração provocada pela pandemia da COVID-19 ainda há um longo caminho para consolidar a prática no país.

A tecnologia é um pilar fundamental para oferecer o serviço de telemedicina. Processos maduros podem incluir ferramentas integradas para atuar em todos os processos – desde o agendamento da consulta, envio de documentos, preenchimento do prontuário eletrônico, armazenamento de imagens clínicas, automação de avisos aos pacientes e por aí vai.

O céu é o limite!

 

Prontuário eletrônico integrado a outras soluções

A gestão dos  prontuários dos pacientes sempre foi um desafio nos hospitais. O documento deve ser armazenado por 20 anos, e se necessário deve-se ter acesso fácil ao seu conteúdo. 

No entanto, existem diversas questões que permeiam o manuseio do prontuário eletrônico, entre elas a segurança das informações e as atualizações do conteúdo, sempre que necessário.

Para se construir processos completos que atendam às necessidades envolvidas no entorno do Prontuário Eletrônico, é  possível integrar soluções que, inclusive, ajudam a proporcionar uma experiência mais completa para o paciente.

 

Backoffice automatizado

Os processos de apoio dos hospitais também interferem na experiência dos pacientes e trabalhadores da organização. Sistemas que permitem o controle e rastreabilidade em demandas relacionadas ao RH, suprimentos, planos de saúde e outras atividades administrativas também têm espaço entre as tendências de tecnologia para hospitais.

Nestes casos, é possível implementar sistemas BPMS integrados com soluções específicas para cada necessidade, como assinatura eletrônica, ECM e outros. Vale ressaltar que a melhor forma de evoluir seus processos é gerenciando-os. 

A gestão de processos é uma disciplina muito importante para garantir a melhoria contínua da operação do hospital, reduzindo falhas, gargalos e a falta de visão por parte dos gestores.

 

Central de atendimentos

O paciente também é um cliente. Centralizar e utilizar sistemas adequados na área de atendimento ao cliente pode acelerar a resolução de diversos problemas, além de facilitar e agilizar a comunicação em uma central única.

Assim, é possível gerenciar com mais facilidade as ocorrências do dia a dia, como solicitações de atendimento, altas, autorizações, registros de consultas e de exames, e ainda ter acesso a pedidos e registros eletrônicos, entre outros usos.

 

Big Data

Dados podem gerar insights preciosos para a gestão das instituições de saúde, mas muito além disso, informações clínicas são cruciais para a tomada de decisões que podem salvar vidas.

A tecnologia atribui muito mais inteligência ao uso e manuseio de dados. Por isso, o big data se torna uma tendência muito forte para os hospitais daqui pra frente.

Os sistemas de análise de dados podem integrar diversas informações clínicas, entre elas exames, laudos, pedidos, receitas e detalhes do histórico do paciente. 

Outras questões também podem ser melhor atendidas com uma boa gestão da informação, como exemplo: fraudes, interoperalização com planos de saúde, laboratórios e outros.

Gostou desse conteúdo?

Aproveite para navegar mais. Leia também o artigo abaixo:

Gestão de processos em hospitais: quais os benefícios do BPMS no setor da saúde

Posts relacionados

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email!