Como otimizar a organização e gestão do canteiro de obras?

3 agosto, 2022 6 min de leitura Autor: Suelen Hofrimann

Homem maduro no canteiro de obras

A organização e gestão do canteiro de obras é um pilar fundamental para o sucesso de um projeto de construção civil e, como você deve imaginar, também é um grande desafio para os profissionais deste ramo.

O que muita gente não imagina é que o desafio transcende questões mais conhecidas como a logística de pessoas, materiais e maquinários. O canteiro de obras pode ser o coração da construtora, mas ele não deve se desconectar do cérebro, ou seja, do escritório e das demais áreas.

Assim, as pessoas gestoras e chefes de obras devem atentar-se a todas as questões importantes para manter em ordem os processos que acontecem no canteiro, inclusive aqueles que estão mais inclinados às ordens administrativas da construtora.

A seguir veja as dicas que separamos para te ajudar a otimizar a organização e gestão no canteiro de obras de uma forma mais completa, sem deixar de lado as questões administrativas.

 

4 dicas para otimizar a organização e gestão no canteiro de obras

Antes de continuar, vale a pena lembrar que organização é um item indispensável para melhorar a eficiência e produtividade no canteiro de obras. Além disso, é um fator importante para garantir a segurança dos trabalhadores e a economia dos materiais. 

Enfim, já ficou claro que este é um tema de extrema prioridade. Então vamos conhecer as dicas que separamos para te ajudar a otimizar esses pontos.

 

1- Garanta o cumprimento das normas regulamentadoras

Para garantir uma boa organização e gestão no canteiro de obras, a nossa primeira dica é simples: siga o que diz a lei. As normas regulamentadoras da construção civil estão aí para garantir a segurança e os direitos dos trabalhadores.

As normas regulamentadoras são métodos e orientações formulados e testados por especialistas. Segui-las à risca não só garante que a construtora está seguindo as melhores práticas, como também livra a empresa de penalidades, inclusive financeiras. 

Existem normas para orientar o uso de máquinas, a sinalização no canteiro de obras, as condições sanitárias, o uso de equipamentos de proteção e muito mais. 

Dica: zelar pelo cumprimento das normas regulamentadoras é uma responsabilidade, principalmente, das pessoas líderes. No entanto, todos devem conhecer e ter consciência da importância e das práticas recomendadas. Por isso, existe um protocolo chamado DDS, que nada mais é que uma conversa diária de 10 min com o propósito de expandir o conhecimento sobre as práticas de segurança do trabalho no canteiro. 

Para conhecer as normas regulamentadoras da construção civil, leia o artigo: Conheça as principais normas regulamentadoras usadas na construção civil

 

2- Layout do canteiro de obras

O layout da obra é crucial para garantir a organização e gestão do canteiro de obras. Por isso, algumas dicas são importantes: busque posicionar os equipamentos e materiais em locais estratégicos, que facilitem o acesso. Separe também um espaço considerável para locomoção do maquinário e das pessoas.

Além disso, lembre-se de manter a organização no espaço necessário para suprir as necessidades básicas dos trabalhadores: vestiários, alojamentos (quando existe), refeitório, banheiros, etc.

Ter um projeto para o layout do canteiro de obras é essencial para poder analisar a sua efetividade. No dia a dia, o deslocamento das pessoas e materiais no próprio canteiro é um fator que pode dificultar o trabalho e até gerar atrasos. Um bom planejamento nesse quesito pode facilitar muito a execução e produtividade da obra.

 

3- Armazenamento dos materiais

O planejamento da compra de materiais é sempre uma questão importante para se discutir pois é um ponto crítico e de frequente extrapolamento de orçamento.

Mas pior do que ter que adquirir mais matéria prima quando o que foi previsto não foi suficiente, é perder material por conta do mau armazenamento. E acredite, isso acontece bastante.

Por isso, é importante prever com cautela o local de armazenamento dos materiais, que deve ser adequado para evitar perdas. Outra ação recomendada é separar o projeto em partes, assim é possível manter no canteiro apenas os materiais necessários para cada etapa. 

Além disso, como falamos anteriormente, é interessante posicionar o armazenamento dos materiais de uma forma estratégica, por exemplo: areia perto das britas e do cimento, já que são usadas juntas. 

 

4- Processos na construção civil

Falar de processos que transitam entre canteiro de obras e escritório é falar principalmente de burocracia. E ninguém gosta de burocracia, mas precisamos dela para não ceder ao caos.

Antes da transformação digital, existia uma grande dificuldade na gestão de documentos e no trânsito de informações. No canteiro de obras, geralmente, não tem uma pessoa específica para pegar os documentos, separar, colocar no malote e enviar para o escritório. Tudo isso fica a cargo das pessoas líderes.

A questão é que hoje existem diversas soluções que facilitam a vida das pessoas do canteiro e do escritório. São ferramentas que criam esse elo invisível entre os diferentes setores da construtora, permitindo que as informações transitem com mais segurança e agilidade.

Como exemplo podemos citar as contratações no canteiro de obras. Sabemos que essa prática é comum, e exige muita agilidade. A tecnologia facilita a parte burocrática deste processos permitindo que as informações certas cheguem ao RH em tempo hábil para o colaborador começar os trabalhos.

Facilitar a parte administrativa evita o acúmulo de papel e de tarefas posteriores para as pessoas, permitindo que elas tirem da frente os empecilhos e possam focar no seu trabalho central do canteiro de obras, a construção.

Para otimizar ainda mais os processos de negócios da construtora, leia o nosso artigo:  Gestão de processos na construção civil – o segredo das construtoras de sucesso.

Agora que você já conhece nossas dicas, que tal conhecer uma ferramenta que pode te ajudar a melhorar a organização e gestão de processos administrativos no canteiro de obras?

Clique neste link e saiba mais sobre o Holmes.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email!