7 livros que toda pessoa gestora deveria ler! (2 deles são sobre liderança feminina)

Na imagem vemos uma mulher em pé, segurando um livro e lendo. Atrás dela há prateleiras brancas, ela usa uma camisa social. Ela representa o título do artigo: 7 livros para pessoas gestoras.

 Sabia que dia 29 de outubro é o dia nacional do livro? Existe uma frase de José Saramago que diz que “Ler é, provavelmente, uma outra maneira de estar em algum lugar”. Isso, para mim, é mais do que verdade. Ler dá asas à imaginação e permite que o leitor transcenda para outros ambientes, sem nem mesmo sair do lugar. 

 E não poderia ser diferente quando o assunto é gestão e liderança. Em que outras oportunidades você poderia extrair tanto conhecimento, com riqueza de detalhes, sobre esses temas? Em celebração à data eu preparei uma lista de 7 livros que toda pessoa gestora deveria ler (dois deles são sobre liderança feminina).

Vem ver e depois me conta se você já leu algum ou se tem alguma indicação bacana: 😊

 

1- A arte da guerra- Sun Tzu

Capa do livro A Arte da guerra de Sun Tzu. Na imagem vemos as cores vermelho, preto e branco. Há dois samurais segurando espadas.

 

 

Vamos começar nossa lista de livros para pessoas gestoras com um clássico que li na faculdade, um livro de apenas 13 capítulos, que, apesar de ter sido escrito em (544 – 496 a.C.), teve sua primeira versão traduzida para o francês em 1772. A arte da guerra é uma brilhante obra baseada nos ensinamentos de Sun Tzu, um general de guerra e filósofo chinês.

Acredita-se que as estratégias do general foram usadas por diversos comandantes de guerra no decorrer dos anos, porém, os pensamentos do autor são aplicados até hoje em diferentes ocasiões, principalmente na liderança e gestão de equipes.

Segundo Sun Tzu, “O verdadeiro objetivo da guerra é a paz”. A liderança começa em liderar a si mesmo. Essa leitura te trará insights incríveis sobre como gerenciar o seu time, sua vida pessoal, seus projetos e muito mais.

⬇️ Baixe o PDF aqui 

2- O lado difícil das situações difíceis- Ben Horowitz

Capa do livro The hard thing about hard things, de Ben Horowitz. Na capa vemos o nome do livro escrito em letras laranjas, em segundo plano temos o subtítulo

 

 

“The Hard Thing about Hard Things” é a indicação de leitura do nosso CEO aqui do Holmes, Rafael Martinelli. A obra de Ben Horowitz fala sobre os desafios de empreender.

O autor é também empresário, influenciador, investidor e fundador da empresa de capital de risco Andreessen Horowitz. Antes disso, co-fundou a empresa de softwares Opsware, vendida pela bagatela de 1,65 bilhões de dólares.

A obra é baseada em suas próprias experiências como líder e apresenta diversos exemplos práticos de como lidar com situações difíceis na gestão de uma startup. Se você é gestor ou CEO de uma empresa, essa tem que ser a sua leitura de cabeceira.

📚 Comece a ler no Google Livros

3 - Rápido e devagar- Daniel Kahneman

Capa do livro Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman. Na imagem há o título em destaque e o subtítulo

 

 

Certa vez participei de um curso sobre economia comportamental baseado nessa obra de Daniel Kahneman. Se você lidera uma equipe, seu principal desafio é lidar com as pessoas, certo? Sabendo disso, nada melhor do que entender como elas pensam e tomam decisões.

Segundo o estudioso, psicólogo, matemático e ganhador do prêmio Nobel de economia, Daniel Kahnemam, o ser humano possui duas formas de pensar: a primeira – ou o sistema 1 –  é rápida e reativa. A segunda forma – sistema 2- é mais elaborada e devagar.

A sobrevivência do ser humano está atrelada a esses dois sistemas e à forma como decisões são tomadas. Entender como a mente humana funciona pode trazer clareza para diversas situações do dia a dia. Embora seja um livro longo, é uma ótima recomendação de leitura para pessoas gestoras.

📚 Comece a ler no Google livros

4- Antifrágil

Capa do livro Anti-frágil, coisas que se beneficiam com o caos, de Nassim Nicholas Taleb. Na capa vemos um polvo de cabeça para baixo. As cores principais são rosa, branco e preto.

 

 

Nesta obra, Nassim Nicholas Taleb discorre sobre o conceito de antifrágil em comparação ao frágil e ao robusto.

Resumidamente, segundo o autor, o frágil é aquilo que não suporta aleatoriedades e que está destinado a se quebrar diante de qualquer evento não previsto. O robusto, por sua vez, é resiliente, mas muito inflexível, não se transforma. Já o antifrágil é aquele que se transforma com o caos. Isso faz com que os erros sejam necessários para o seu crescimento.

Você, líder, já pensou nas vantagens de levar as características da antifragilidade para sua gestão? Saiba mais sobre essa indicação de leitura para gestores no resumo que escrevi aqui para o nosso blog.

💡 O que é Antifrágil e como evoluir em meio ao caos?

 

5- Comunicação não-violenta - Marshall B. Rosenberg

Capa do livro Comunicação não-violenta, técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, de Marshall B. Rosenberg. Na imagem vemos as cores laranja, amarelo, branco e preto. Há duas mãos entrelaçadas, como em uma abraço.

 

 

O livro ‘Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”, de Marshall B. Rosenberg, é uma indicação da nossa Head de Marketing, Thalita Rhein.

Só evoluímos porque aprendemos a nos comunicar, por isso este é um livro tão importante para quem desenvolver uma comunicação clara e assertiva. Nesta obra, o autor ensina uma técnica de comunicação chamada “Processo CNV (conversa não-violenta)” composta por 4 passos: 

  • observação,
  • sentimento,
  • necessidades e
  • pedido.

Resumidamente, precisamos sempre deixar esses 4 pontos bem claros nas conversas para que a comunicação seja bem-sucedida. Este é um livro perfeito para a lista de leitura para liderança, mas vai muito além disso, é um livro para a vida!

📚 Comece a ler no Google Livros

6- Faça Acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar -  Sheryl Sandberg

Capa do livro Faça acontecer: Mulheres, trabalho e a vontade de liderar. Na imagem vemos uma mulher sorrindo com a mão apoiando o queixo.

 

 

E enquanto os homens estão tão somente lidando com os desafios comuns da liderança, as mulheres ainda precisam driblar as questões de gênero. Ser uma mulher líder é duplamente desafiador, por isso, todo preparo é bem-vindo.

Sheryl Sandberg é COO do Facebook, mas também já trabalhou como vice-presidente de vendas e operações do Google e chefe do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. Um currículo invejável, não é mesmo? Mas não pense que foi fácil!

Nesta obra de 2013, a autora relata as dificuldades em ocupar uma posição de liderança feminina. Também levanta a discussão sobre as questões de gênero e encoraja outras mulheres a acreditarem nos seus sonhos.

📚 Comece a ler no Google Livros

7- Mulher Alfa

Capa do livro

 

 

Por último, mas não menos importante, nossa lista encerra as indicações com o livro “Mulher Alfa – Liderança que inspira”, da autora e executiva brasileira, Cristiana Xavier de Brito. Cristiana trabalha com foco em gestão, relações públicas, comunicação, marketing e sustentabilidade. Atualmente é Diretora Executiva da BASF South America. 

No livro, Mulher Alfa, ela revela, sob sua ótica, a história de dez mulheres que venceram diversos desafios e conseguiram assumir papéis de liderança em suas áreas de atuação.

Ela também levanta a discussão de gênero e explica o quanto já evoluímos até aqui, e o quanto ainda falta, para um mercado de trabalho mais justo para as mulheres. Com certeza é uma leitura muito rica para qualquer pessoa que queira entender e fortalecer essa causa.

📚 Comece a ler no Google Livros

Gostou da nossa lista de livros para pessoas gestoras? Agora descubra o seu estilo de liderança!

  Esperamos que você tenha gostado da nossa lista de livros para pessoas gestoras. Agora, que tal descobrir qual é o seu estilo de liderança? Clique no link abaixo e desvende já o seu.

➡️ Estilos de liderança – Qual deles é o seu?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter e saiba tudo sobre automação de processos