Reading:
5 Ferramentas e Apps para RH que vão transformar estratégias e processos da área

5 Ferramentas e Apps para RH que vão transformar estratégias e processos da área

12 de maio de 2020

 Está buscando tecnologia para a área de pessoas? Então conheça 5 ferramentas e apps para RH que vão te ajudar desde o lado estratégica do departamento, até a parte mais operacional.

 Com certeza você já percebeu que o RH não está mais sendo visto nas empresas como uma área apenas operacional, e que cada vez mais empresas percebem a importância de uma área de pessoas mais estratégica para ajudar na inovação dos negócios. 

 Esta mudança se deve aos avanços da transformação digital do setor, à necessidade de talentos promissores para o desenvolvimento e inovação dos negócios e à grande competitividade no mercado de trabalho, especialmente em áreas técnicas.

Também vale ressaltar que as pessoas mudaram, o perfil do colaborador atual é muito mais criterioso sobre suas motivações para o trabalho e por isso o RH precisa se adaptar para criar estratégias de retenção de talentos

 A tecnologia pode ser uma forte aliada para sanar essas e outras necessidades, pensando nisso reuni nessa lista 5 ferramentas e apps para RH que podem ajudar muito nesse novo cenário.

Vamos lá?!

5 apps para RH que ajudam na sua transformação digital

 Uma forma notória de perceber as mudanças de posicionamento no RH é observando como os empresários lidam com os processos deste departamento.

Até pouco tempo os gestores se preocupavam muito mais com seus processos de core business, que estão relacionados à venda, produção e logística e acabavam deixando processos de apoio, como os de RH, para depois.

 Por se tratar de uma área, até então, muito operacional, os profissionais que executavam processos no dia a dia lidavam, e em muitas empresas ainda lidam, com muitas planilhas, troca de e-mails e papel, muito papel. 

 Essas formas analógicas de controle e execução das demandas, além de dar muito trabalho para quem as utiliza, ainda é passiva de erros, descentralizada e difícil de controlar. Isso resulta em processos demorados e burocráticos que tomam muito tempo dos profissionais, deixando pouco espaço para criação de novas estratégias.

Se você é da área, já está se identificando, não é mesmo? Sabemos que em muitas empresas ainda é assim, mas a tendência é que o RH se transforme por inteiro, desde as tarefas recorrentes do dia a dia até às demandas mais estratégicas da área. 

Então vamos às ferramentas que eu prometi para te ajudar com isso:

Qulture rocks

O Qulture Rocks é uma plataforma que promete reunir informações importantes para a gestão de desempenho das pessoas, equipes e liderança. Através de um sistema automatizado ele ajuda a criar uma cultura de feedbacks constante, além de identificar competências, talentos e gerenciar metas e OKRs relacionados a desempenho.

É uma ferramenta que pode ajudar muito na experiência e jornada do colaborador durante sua vida útil na organização e também ajudar o empregador a descobrir talentos, extrair o máximo potencial de cada membro das equipes e identificar pontos de melhoria.  

Xerpay

Sabemos que o dia preferido de quase todo trabalhador é o famoso dia do pagamento, mas e quando acontece algum imprevisto e a pessoa precisa de dinheiro antes dessa data? 

 O Xerpay é um app que se propõe a resolver essa questão e dar muito mais autonomia ao colaborador sobre como ele quer receber seu dinheiro. Criado pela startup Xerpa e se apoderando do slogan Todo dia é dia de pagamento, o Xerpay permite que os colaboradores saquem o salário referente aos dias já trabalhados a qualquer momento.

Uma ferramenta muito disruptiva, que está quebrando um cultura de anos e anos de pagamentos mensais aos colaboradores e pode ser usada como atrativo para novos talentos, mais um benefício a ser oferecido aos colaboradores.

Gupy

 O processo de recrutamento e seleção é um dos mais difíceis de transformar. Durante muito tempo foi uma tarefa isolada, executada de forma desconectada de outros departamentos das empresas. Com isso tornar esse um procedimento mais eficiente e assertivo através da tecnologia se tornou um grande desafio.

 A Gupy abraçou essa causa e criou um sistema que usa de Inteligência Artificial, a GAIA, para tornar o processo de recrutamento e seleção mais estratégico. Com o Gupy as empresas identificam os talentos com mais fit de uma forma mais rápida. 

Os candidatos não chegam mais através de e-mail, mas sim por uma interface amigável, onde a Gaia pré-seleciona e organiza aqueles que têm mais afinidade com a função. Ela é capaz de fazer isso porque ela aprende com colaboradores já contratados, com a descrição da vaga e diversos outros critérios.

Para quem realiza muitas contratações e quer ser mais rápido e estratégico, é uma solução incrível.

Holmes

 O holmes não é uma ferramenta que serve só para RH, mas devido sua eficácia no controle de processos e documentos desta área não poderíamos deixar de citá-lo aqui.

Trata-se de uma plataforma de processos muito mais enxuta e fácil de mexer do que um BPMS tradicional e mais poderosa no controle de tarefas e prazos do que um Kanban. Isso significa que o seu departamento de RH vai trabalhar com processos bem definidos e otimizados, com menos planilhas, e-mails e papel. 

Dá para otimizar e controlar:

  • Processos de admissão e demissão; 
  • Onboarding;
  • Gestão de terceiros;
  • Controle de férias;
  • Gestão de benefícios; 
  • Gestão de ponto eletrônico, horas extras e outras;
  • E muito mais.

O melhor de tudo é que os fluxos são construídos de acordo com a sua necessidade, todos desenhados do zero, 100% integrados com outras equipes e sistemas da empresa. Sabe o que isso significa? Que o céu é o limite. 

Saiba mais sobre como o holmes ajuda no RH

Tradingworks

 Durante esse período caótico que vivemos com a pandemia do coronavírus, muitas empresas começaram a fazer home office e é aí que se percebe ainda mais a importância da tecnologia.

 Muitas organizações que não possuíam o trabalho remoto em sua cultura tiveram dificuldade em se adaptar. E uma das preocupações é em relação ao controle das horas trabalhadas pelos colaboradores. 

O tradingworks é um ponto eletrônico com geolocalização, que ajuda na marcação online das horas trabalhadas com a localização exata do colaborador. Assim ele marca seus horários de onde estiver, até mesmo pelo celular, e o gestor acompanha de longe sem complicações.

Gostou desses Apps para RH? Não esqueça que ferramentas são apenas parte da transformação!

 Existem diversos outros apps para RH que podem ajudar a área de pessoas a ter resultados mais eficientes e rápidos com um posicionamento mais estratégico. Mas sempre ressaltamos que de pouco adianta usar tecnologia sem planejamento, objetivos bem definidos, pessoas receptivas às mudanças e processos bem desenhados. 

Isso tudo quer dizer que para extrair o melhor de cada ferramenta é importante construir uma cultura de inovação forte e comprometida. Você aprende mais sobre isso nesse artigo que fizemos sobre transformação digital, clica aqui para ler mais.

É isso, espero que tenha gostado desse conteúdo! Conte aqui nos comentários quais outros apps para RH você conhece, já usou e acredita que poderia entrar para essa lista também.

Comentários do Facebook

Related Stories

O que é BPM, BPMN e BPMS e para que serve cada um
28 de fevereiro de 2020

O que é BPM, BPMN e BPMS e para que serve cada um?

Arrow-up