Reading:
5 dicas de super-herói para ter uma equipe de alto desempenho na TI

5 dicas de super-herói para ter uma equipe de alto desempenho na TI

4 de fevereiro de 2020

No artigo de hoje nós vamos falar sobre como ter uma equipe de alto desempenho na área de TI. Em outras palavras, como fazer o time de TI trabalhar em equipe e focado nos mesmos resultados

Pois é! Fazer pessoas totalmente diferentes trabalharem em conjunto é um grande desafio!  

Mas sabe quem pode nos ensinar muito sobre isso? As franquias de super-heróis! 

Duvida? 

Então continue essa leitura que vou te explicar o meu raciocínio!

Alerta de Spoiler!

  Tenho certeza que você adora ver seu personagem preferido nas telinhas vivendo aventuras alucinantes e salvando o mundo como ninguém. 

Mas você concorda que alguns desafios são grandes demais até para quem tem superpoderes? E nessas situações qual a solução?

 A estratégia não é assim tão nova, vários grupos de super-heróis já surgiram na história dos quadrinhos e das telonas, mas acredito que o último case de maior sucesso que tivemos foi a iniciativa Vingadores.

 Alguma coisa poderia dar mais certo do que juntar todos os super-heróis mais poderosos do mundo no mesmo enredo?

O ingrediente que define a vitória contra Thanos, um antigo vilão dos quadrinhos,  é o trabalho em equipe, com ênfase na dedicação total de cada indivíduo na missão que lhes fora entregue. Era vencer ou morrer, simples assim. 

 O resultado não poderia ser diferente: sucesso na missão e, claro, nas bilheterias, conquistando o primeiro lugar no ranking de filmes que mais arrecadaram em todos os tempos.

 A lição, porém, que eu aprendo com isso é que nada pode parar uma equipe comprometida e engajada! E, se você tiver a sorte de encontrar pessoas com alguns “superpoderes”, melhor ainda.

Se você chegou até aqui, já deve estar pensando: “O que meu TI tem a ver com os vingadores?” 

Bom, digamos que os membros da sua equipe sejam, de certa forma, como heróis.

 Afinal, eles tem que ser super velozes para acompanhar ou criar novas tecnologias o tempo todo! E não seria nada mal ter visão de raio X para identificar as necessidades do cliente.

Lição aprendida✅. Trabalho em equipe é fundamental! Agora sim, vamos falar do desafio real que é montar e manter um time engajado e de alta performance na área de TI.

Como ter uma equipe de alto desempenho na TI

 Ter uma equipe de TI de alto desempenho já é uma estratégia completa por si só. Grandes empresas estão investindo pesado para evitar a terceirização deste setor, pois reconhecem a sua importância como agente da transformação digital dos negócios. 

  É um momento promissor para os profissionais de TI, que assumem cada vez mais um papel estratégico nas organizações. 

  E você sabe como é, mercado aquecido aumenta a concorrência pelos melhores profissionais, ou seja a dificuldade de reter talentos também aumenta. 

 Segundo pesquisa divulgada ano passado pela Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – instituições de ensino precisariam formar pelo menos 70 mil profissionais por ano para sanar as necessidades do mercado.

Ainda assim, teríamos déficit de profissionais experientes, considerando a curva de aprendizado e o tempo que leva até um profissional se tornar sênior.

 E o que eu quero dizer com tudo isso? Que você não deve se esquecer que ter uma equipe de TI de alto desempenho vai além de estruturar e cobrar resultados. Temos que pensar em como extrair o melhor de cada membro da equipe. 

 Para te ajudar com isso, eu separei aqui 5 dicas de como montar uma equipe de TI de alto desempenho.

5 dicas para salvar o mundo (ou tocar os projetos de desenvolvimento) com sua equipe de TI de alto desempenho

1- Identifique o capitão  

Seja um líder inspirador e invista no desenvolvimento de outros líderes dentro da equipe. 

 Obviamente você já deve ter ouvido isso, mas não poderíamos falar de equipe sem falar de liderança, afinal na correria do dia a dia, é fácil estabelecer outras prioridades e deixar a gestão de pessoas para o RH da empresa tocar.

 Grande parte de todo o sucesso da equipe de TI depende da liderança. Os líderes de TI são os responsáveis por orientar, incentivar e, mais que isso, inspirar os membros do grupo. Para isso, uma comunicação clara e assertiva é indispensável. 

É importante lembrar que inovação, tecnologia e resultados são sim importantes, mas o capital humano está absolutamente acima de tudo isso, já que são as pessoas que fazem tudo isso acontecer.

2 – Ache as Joias do infinito 

 Não precisa ser o mais poderoso, basta ter as joias do infinito!

Você sabe como é, cada jóia tem um poder, mas juntas elas são invencíveis! Na vida real podemos interpretar isso como o poder de ter pessoas diferentes, de especialidades, conhecimentos e habilidades diversas, que se complementam entre si trabalhando na sua equipe.

Ainda existe muita empresa que busca por profissionais generalistas. Isso porque elas acreditam que, assim, vão conseguir otimizar custos. Porém, cada vez mais recrutadores estão percebendo que nem sempre essa decisão é uma boa.

Para demandas específicas, por exemplo, é preferível investir em profissionais especialistas. Para mim, nem um nem outro é melhor ou pior. Decidir por um generalista ou especialista depende da necessidade.

Mas uma abordagem interessante é incentivar os membros da equipe a se tornarem o que chamamos deprofissional T”. Resumidamente trata-se daquela pessoa  que se sai bem em diversas áreas mas é especialista em pelo menos uma.

 Enfim, a ideia é que você tenha uma equipe diversa e possa contar com diferentes conhecimentos e habilidades.

3 – Os Thanos importam tanto quanto os heróis 

 Defina os objetivos e problemas a serem solucionados. Sua equipe deve estar preparada para abraçar desafios.

 Aliás, se você identificar membros que tem essa característica incentive e valorize, pois profissionais assim são muito requisitados no mercado.

 Não é todo mundo que está disposto a correr riscos, enfrentar grandes desafios e resolver problemas. A maioria das pessoas tem medo das consequências. O líder de TI deve favorecer um ambiente onde todos se sintam à vontade para tentar algo novo.

 Liberdade para trabalhar e expressar ideias é essencial para engajar as pessoas em projetos inspiradores, além disso, a solução pode vir de quem você menos espera. Aposte nisso.

Lembre-se:

“Você tem de agir. E tem que estar disposto a fracassar…se você tem medo de fracassar, não irá muito longe.” 

E quem disse isso foi ninguém menos que Steve Jobs. Então, quem sou eu para discordar, não é mesmo?

4- Identifique superpoderes 

Você quer uma equipe de alto de desempenho na área de TI? Incentive o aprendizado constante!

Essa é, sem dúvida, a principal dica que eu poderia deixar.

 Ter bons profissionais é um dos ítens mais importantes para alcançar sucesso nessa missão, lembre-se disso na hora de contratar, mas não esqueça de desenvolver talentos dentro da empresa. 

 Programas de treinamento, incentivos para estudos e especializações e troca de conhecimento entre colaboradores, sempre serão importantes para elevar o desempenho da equipe.

 “Toda empresa precisa se tornar uma instituição que aprende. Ela também precisa se tornar uma instituição de ensino”.  (Peter Drucker)

5 –  Sobre o plano  

 Apresente o plano e a solução que você pensou, mas permita que a equipe expresse sua opinião. Ofereça direcionamento, crie metas – tanto individuais quanto para o time – e alinhe expectativas.

 Para isso, planos de carreira, benefícios, flexibilidade, premiações, feedbacks constantes e oportunidades de crescimento, podem colaborar.

 A ideia é simples, avalie as condições, tanto físicas (como os equipamentos de trabalho e estrutura da empresa ) quanto estratégicas (metodologia utilizada, foco, prazos e etc) e também as de trabalho (benefícios, cargos e salários).

E sempre que encontrar oportunidades de melhoria coerentes com os objetivos da empresa, execute-as. Essa é a melhor forma de ter profissionais motivados e uma equipe de alto desempenho.

Por hoje é isso, mas e aí? Você tem mais alguma dica para ter equipes de TI de alto desempenho que eu não citei aqui? Coloca nos comentários que eu quero saber! 

Você também pode gostar desse conteúdo: 5 dicas para aumentar a produtividade da equipe!

Comentários do Facebook

Related Stories

Arrow-up