Como o Holmes consegue aumentar a produtividade do seu time de TI

3 dos principais gargalos que profissionais de TI enfrentam dentro das empresas diariamente são: a dificuldade de lidar com múltiplas ferramentas, a prestação de suporte massivo aos usuários, por conta dessas plataformas não serem intuitivas e a ...

4 dezembro, 2020 6 min de leitura Autor: Equipe Holmes

Como o Holmes consegue aumentar a produtividade do seu time de TI

3 principais gaps que prejudicam a produtividade do time de TI são:

  • Ter que lidar com muitas ferramentas ao mesmo tempo; 
  • Precisar amparar os usuários constantemente durante a utilização dessas soluções, porque as plataformas são difíceis de utilizar;
  • Qualquer customização dentro dessas ferramentas leva tempo e custa caro.

E é justamente estes problemas que o Holmes ajuda a desconstruir e, com isso, contribui para uma maior produtividade, performance e empoderamento do time TI. Quer entender como? Então continue comigo!

Desafogue o suporte e empodere seu time de TI com uma Ferramenta de Gestão de processos versátil, precisa e intuitiva!

1. O Holmes atende e integra os processos de todas as áreas

Como adiantei, ter que sustentar várias ferramentas, uma em cada departamento, é um fator que trava, e muito, a produtividade do Time de Tecnologia. E não é pra menos, afinal, pense comigo: se dar conta de toda operação, manutenção e suporte de uma solução já pode ser uma tarefa bem chatinha, principalmente em empresas de maior porte, imagine ter esse trabalho multiplicado por dezenas de soluções?

Além disso, ter sistemas diferentes operando em cada departamento pode trazer vários problemas como:

O problema é que a maioria das ferramentas de processos disponíveis no mercado hoje se encaixam em um desses dois modelos: 

  • Se são versáteis, não oferecem o nível de precisão que cada departamento exige;
  • E, se são precisas, não são versáteis, ou seja, só atendem a departamentos específicos.

E é aí que entra o Holmes, totalmente na contramão dessas limitações, afinal, ele consegue ser versátil e especialista ao mesmo tempo! Vou explicar:

Ao contrário das várias plataformas existentes, que já vem “de fábrica” com processos definidos (como fluxos de compra, RH ou faturamento, por exemplo), o Holmes traz um ambiente limpo para a criação de processos específicos do zero. Processos que se adaptam às necessidades de cada departamento e segmento, e não o contrário.

Aí você pode pensar: “se o Holmes não vem com nenhum processo desenhado e oferece essa oportunidade de desenhá-los do zero, então deve demandar tempo para colocar as primeiras soluções em operação e exigir um suporte pesado”, porém não é assim e nos próximos tópicos vou explicar porque.

2. O ambiente user-friendly do Holmes permite que os usuários trabalhem de maneira intuitiva sem depender de suporte constante da T.I

Vou te contar brevemente como é a interface do Holmes e você vai entender:

Estrutura intuitiva

Basicamente o Holmes atua sob três principais frentes:

  • Criação de processos – Onde os modelos de fluxo são desenhados de fato;
  • Abertura de processos – Onde é possível abrir processos a partir dos modelos criados;
  • E Caixa de tarefas –  onde ficam todas as demandas que o usuário logado tem pra cumprir.

Dá pra entender melhor isso, com prints e tudo mais, nesse outro artigo aqui do blog: Uma plataforma de gestão de processos versátil e especialista ao mesmo tempo? Sim, conheça o Holmes

Tudo é simples e intuitivo, tanto para usuários propositores, que são aqueles que vão propor os processos e desenhar os fluxos, quanto para os operacionais, que irão executar esses processos diariamente. Inclusive, a Caixa de Tarefas tem um visual muito similar a uma caixa de entrada de email, que torna o ambiente bastante familiar. 

A precisão do BPM sem absorver o alto grau de complexidade dessa disciplina

O desenhador de soluções do Holmes é baseado em BPMN, que é uma das notações de gerenciamento de processos mais usada no mundo. Mas o diferencial do Holmes é que ele consegue aproveitar tudo que há de mais ágil e intuitivo nessa notação, sem absorver a complexa carga que envolve a disciplina de BPM em si. Isso torna a plataforma intuitiva, tanto para quem já é acostumado com esse modelo, quanto para quem está iniciando agora no universo do gerenciamento de processos.

Um time de especialista como braço direito da sua equipe de TI

Contudo, se a empresa não tem um time, ou profissional experiente e dedicado exclusivamente a criação de processos, o que é mais comum em negócios de menor porte, por exemplo, pode ser interessante ter o apoio de uma consultoria especializada para entender as necessidades desta empresa e desenhar os primeiros fluxos no Holmes de maneira mais assertiva. Porém o que ainda não contei é que o próprio Holmes oferece essa consultoria.

Sim! O Time de Sucesso de Cliente do Holmes estuda o contexto das empresas que atende, planeja os primeiros fluxos e continua do lado deste cliente fornecendo todo suporte necessário enquanto durar a assinatura, atuando como um verdadeiro braço extra da equipe de TI dentro da instituição.

3. Com o Holmes é possível ter os primeiros processos rodando em questão de dias e customizar facilmente

Outra coisa que faltou eu mencionar sobre o time de Customer Success do Holmes é que essa galera é totalmente inspirada pelos princípios da filosofia ágil, o que significa que somos capazes de colocar as primeiras soluções para operar em questão de dias. 

Você que é da área de Tecnologia já deve saber disso, mas pra quem não conhece o termo, no gerenciamento ágil a equipe se propõe a entregar valor de forma constante ao cliente, ao invés de esperar a conclusão de todo o projeto, pra só daí colocar tudo em operação. 

Ou seja, com o modelo ágil é possível criar, testar, validar e, se necessário, corrigir as soluções, na medida em que vão sendo implantadas. Então, além de garantir os primeiros processos rodando logo nos primeiros dias, a equipe do Holmes também possibilita customizações de maneira super ágil nos processos à medida que necessidades de mudança vão sendo identificadas. 

Fora que, mesmo depois de totalmente implantados, é possível continuar customizando e melhorando os fluxos de forma super fácil.

E é isso!

Neste conteúdo eu levantei 3 principais dificuldades que afetam a produtividade do time TI dentro do ambiente corporativo e mostrei como o Holmes consegue contornar esses gargalos e empoderar esses profissionais com uma ferramenta versátil, precisa e intuitiva! Se você quiser conhecer a carinha da plataforma mais de perto e entender como ela poderia funcionar na realidade da sua empresa, basta solicitar uma demonstração com um de nossos especialistas. É online e sem compromisso. Vou deixar o botão aqui embaixo pra você, ok? Até a próxima!

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