Automação hospitalar: um novo tempo para hospitais. Conheça os benefícios 

Na imagem que usamos para exemplificar a automação hospitalar vemos um médico e uma enfermeira andando pelo corredor do hospital. O médico está segurando um tablet e a moça está mostrando alguma informação no equipamento.

Automação hospitalar é, antes de tudo, uma oportunidade de otimização de trabalho para hospitais. Neste artigo vamos entender melhor o porquê.

Para oferecer tratamentos confiáveis, econômicos e de alta qualidade aos pacientes, instituições de saúde têm buscado soluções tecnológicas que ajudem a simplificar os procedimentos do dia a dia. A preocupação de acelerar a automação hospitalar se estende a todas as esferas do hospital, desde as áreas médicas até as administrativas. 

Por isso, a expansão do uso de sistemas para automação de processos em hospitais vem sendo uma preocupação evidente de profissionais da saúde. Neste artigo, você entenderá melhor os benefícios da automação hospitalar além das áreas técnicas, veja por que é importante repensar os processos administrativos do hospital com tecnologia.

O que é automação hospitalar

Automação hospitalar é o termo usado para se referir ao processo de automatização de atividades dentro de um hospital. Vai além dos avanços tecnológicos aplicados em equipamentos e medicamentos. 

Ela está presente no dia a dia de médicos, pacientes, enfermeiros e outros profissionais de setores administrativos do hospital apoiando na execução das tarefas de diferentes formas. 

Como temos falado em nossos últimos conteúdos, devido ao alto grau de complexidade do segmento da saúde, o cenário dos hospitais possui diversas necessidades específicas que dificultam o avanço do uso de tecnologias mais avançadas. Você pode entender isso melhor lendo o artigo: Transformação digital na saúde – conheça os desafios

Embora esses desafios sejam evidentes, os benefícios da automação hospitalar de processos são ainda maiores. Geralmente, quanto mais digital o hospital é, maior a capacidade de atender com agilidade, eficiência e assertividade.

Um hospital moderno e digitalizado, geralmente, possui um nível de maturidade de processos mais alto. veja a seguir algumas possibilidades de automação hospitalar.

Exemplos de automação hospitalar

Existem várias formas de automação hospitalar que podem ser colocadas em prática. Para isso, é importante existir um planejamento estratégico de TI.

Uma boa solução é aquela que resolve um problema ou que gera um resultado alinhado com um objetivo, seja ele a otimização do tempo, o aumento da produtividade ou até a comunicação de uma informação que pode fará diferença no tratamento do paciente.

Então, desde uma mensagem automática enviada aos pacientes para lembrá-los de suas consultas, até o acionamento de um banco de dados com informações sobre alergias e histórico médico do enfermo são bons exemplos de automações.

Além dessas, temos também a automação hospitalar que acontece nos setores administrativos para ajudar a organizar rotinas do RH, financeiro, compras, jurídico e todo o backoffice hospitalar. Nesses casos as possibilidades são infinitas e devem estar alinhadas com a gestão de processos do hospital.

A seguir veremos alguns benefícios da automação hospitalar. 

Benefícios da automação hospitalar

Todas as pessoas que interagem de alguma forma com a automação hospitalar acabam sendo impactadas pelos benefícios que ela gera. Podemos categorizá-las em quatro grupos: profissionais da saúde, pacientes, administração e gerência.

Para cada grupo citaremos um benefício, ok? 

Profissionais da saúde

A automação hospitalar, na esfera dos atendimentos, auxilia os profissionais de saúde a serem mais ágeis e assertivos. Em algumas instituições, sistemas integrados permitem que médicos e enfermeiros acessem informações valiosas sobre os pacientes com muito mais riqueza de detalhes.

Dessa forma, é possível evitar erros médicos e entender os casos mais rapidamente, uma vez que a jornada do paciente estará registrada e disponível para consulta em toda a rede. Assim, esses profissionais podem salvar mais vidas!

Pacientes

Para os pacientes, os benefícios vão muito além, e não é difícil compreender isso. Para casos de emergência, o tempo pode representar a diferença entre a vida e a morte, e isso nem é um exagero.

A automação hospitalar permite que os pacientes tenham uma experiência mais ágil desde o momento em que chegam ao hospital até o momento em que recebem alta.

Em alguns hospitais mais modernos, o próprio paciente (ou acompanhante) pode fazer sua ficha em questão de minutos. A tecnologia auxilia também nos atendimento no leito, na administração de exames, medicamentos e tratamentos. 

Os médicos e enfermeiros não precisam ir a uma estação de trabalho se logar para ter acesso a uma informação, a integração da rede hospitalar permite que dados valiosos estejam disponíveis facilmente. 

Dessa forma, os profissionais podem agir mais rápido dando mais chances de sucesso aos tratamentos prestados.

Administração

Nessa esfera os benefícios são incontáveis. Alguns deles são: redução de tarefas manuais, aumento da produtividade e redução de custos.

Além dos benefícios mais óbvios, podemos citar a melhora no gerenciamento de dados do hospital. Por que isso é importante? Porque um hospital é um ambiente propício para silos. 

Não podemos esquecer que nesse cenário existe uma cultura departamental muito forte. Não é incomum existir também uma alta rotatividade de pessoas e uma relação com outras instituições (como operadoras de saúde, laboratórios e farmácias) bastante relevante.

Todas essas características tornam os processos hospitalares mais delicados e complexos e, por isso, a automação hospitalar deve ser pensada com cuidado.

Gerência/organização

Em termos de negócio, podemos dizer que os hospitais ganham muito com a automação hospitalar. Primeiro porque ganham a oportunidade de se tornar referência, considerando que passam a prestar um serviço com qualidade elevada. 

Além disso, é possível ampliar a lucratividade e reduzir custos considerando que as equipes serão mais produtivas, que a experiência do cliente será melhor e que os colaboradores trabalharão com mais assertividade.

Esses são os principais benefícios da automação no ambiente hospitalar. Lembrou de mais alguma que eu não citei aqui? Deixe nos comentários.

Gostou do nosso conteúdo sobre automação hospitalar?

Obrigada por ler até aqui. Agora que você terminou eu tenho mais um conteúdo para te indicar. Sabe o que combina bastante com automação hospitalar? Uma bela certificação HIMSS. Você já deve ter ouvido falar, mas sabe como funciona o processo de reconhecimento? Eu fiz um artigo completo falando sobre isso. Para ler, é só clicar no link abaixo.

Certificação HIMSS: como funciona o processo de certificação para hospitais?

Espero que goste! Até a próxima.