Administração hospitalar: 3 dicas de sucesso

24 junho, 2022 5 min de leitura Autor: Suelen Hofrimann

Para representar a administração hospitalar, temos nessa imagem uma enfermeira com viseira contra coronavírus sentada em uma cadeira em frente a um computador, parece ser a recepção do hospiatal, ela está atendendo um homem.

A administração hospitalar é o nome que damos às iniciativas de gestão de instituições de saúde. São as práticas utilizadas para gerenciamento e otimização dos processos, pessoas, insumos, documentos e outras demandas burocráticas relacionadas ao funcionamento da instituição.

Assim, a administração de um hospital deve oferecer suporte para que os profissionais de saúde possam trabalhar com foco total no atendimento do paciente. Podemos considerá-la, mesmo que indiretamente, um pilar extremamente necessário para salvar vidas. 

Por isso, no artigo de hoje, você entenderá melhor os desafios da administração hospitalar, e verá 3 dicas sobre como desempenhar este papel da melhor forma possível.

 

Desafios da administração hospitalar

O dia a dia do administrador de uma instituição de saúde é bastante desafiador. O cenário hospitalar possui características bastante complexas. Quando menos se espera, você pode estar lidando com uma pandemia mundial, por exemplo.

Nesses casos, não podemos menosprezar a importância dos profissionais e processos que atuam nos bastidores, pois são essenciais na gestão de crises, superlotação e escassez.

Além disso, na saúde não podemos resumir o sucesso ao lucro. Estamos sempre lidando com vidas, desde o preenchimento de um formulário até uma cirurgia complexa, todos os esforços fazem parte da jornada do paciente e devem seguir um grau de excelência e agilidade.

É papel da equipe administrativa conduzir os processos de apoio aos atendimentos da melhor forma possível. Também deve ser uma responsabilidade clara garantir o sucesso da instituição enquanto empresa, possibilitando que ela funcione da forma mais eficiente possível.

Esses desafios, no entanto, não podem ser generalizados, pois cada hospital tem suas próprias características e dificuldades. Os fatores internos e externos podem tornar os casos ainda mais difíceis, isso é notório quando comparamos instituições públicas e privadas.

Mesmo assim, é possível suavizar os desafios com preparo, estudo e técnicas. Por isso, reunimos abaixo algumas dicas de administração hospitalar que podem ser úteis para a maioria das instituições.

 

1- Tecnologia no backoffice

O backoffice do hospital é onde estão concentradas diversas atividades administrativas que geram muitas informações e documentos, além de se desdobrar em outras tarefas.

Executar essas demandas pode exigir muito esforço e tempo dos responsáveis. Além disso, prestar contas sobre essas atividades pode ser um problema sem ajuda da tecnologia.

Nesses casos, é melhor otimizar o processo do que inflar as equipes com mais integrantes. A administração hospitalar deve trabalhar com a TI para implementar soluções tecnológicas que atendam bem cada necessidade. 

Através de sistemas e softwares que organizam atividades, registram o histórico, monitoram equipes, armazenam documentos, gerenciam dados e geram relatórios é possível reduzir erros, agilizar resultados e depender menos do fator humano. 

 

2- Foco no paciente

Após a pandemia da COVID-19, o perfil de paciente 5.0 vem se consolidando. Este tipo de cliente busca humanização, agilidade e empatia nos atendimentos. Além disso, são muito conectados com a internet e chegam às consultas com bastante informação. A questão é que alguns profissionais de saúde ainda não conseguem corresponder às expectativas.

Diante disso, é importante saber que processos, tecnologias, times e recursos de nada valem se não estiverem focados nos interesses dos pacientes. A administração hospitalar deve apoiar uma experiência positiva durante os atendimentos.

No entanto, essa não é uma missão exclusiva do time de gestão. A instituição precisa encontrar o equilíbrio entre as áreas para determinar quais iniciativas podem colaborar para o aperfeiçoamento dos atendimentos.

A administração hospitalar deve apoiar o alinhamento entre as expectativas do paciente criando estratégias, processos e políticas que ajudem os profissionais técnicos em seus atendimentos.

 

3- Trabalhe com uma equipe multidisciplinar

Até algum tempo atrás era comum que a gestão hospitalar fosse totalmente centralizada em um médico. Hoje, é reconhecido que os campos administrativos exigem profissionalização nas diferentes esferas.

Se na medicina o conceito de equipe multidisciplinar é bastante consolidado, na administração hospitalar não deve ser diferente. Algumas disciplinas precisam de atenção especializada.

Na medida em que caminhamos para a transformação digital das instituições de saúde, novos desafios surgirão. Com os avanços da tecnologia, a ascensão do business intelligence e o uso de inteligência artificial, novas necessidades intelectuais também devem aparecer.

Isso sem falar das necessidades que já fazem parte do dia a dia atual das instituições. Por isso, uma das principais dicas para hospitais que desejam otimizar a sua administração hospitalar é: criem equipes de alto desempenho para cuidar da gestão.

Mas além de criar, cuide para que seu time esteja em constante evolução. Proteja a saúde mental e emocional do seu pessoal. Lute por recursos para que a sua equipe não fique sobrecarregada, com burnout. Corra atrás de investimentos em tecnologia e treinamentos. 

Talvez as condições da instituição que você trabalha hoje não sejam as mais favoráveis. Mas você, profissional, sabe o caminho que deve seguir. Seja o guardador dessas premissas, e sempre que possível coloque em prática o que aprendeu neste artigo. 🙂

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém que possa se interessar.

Aproveite e veja também o artigo abaixo:

Gestão de processos em hospitais: quais os benefícios do BPMS no setor da saúde

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email!