5 benefícios da automação de processos para empresas em crescimento

7 outubro, 2021 5 min de leitura Autor: Suelen Hofrimann

 Se você chegou até aqui imagino que esteja mergulhando de cabeça na transformação digital da sua empresa, não é mesmo? Pois bem, você veio ao lugar certo! Se você considera que chegou a hora de impulsionar ainda mais a sua área de negócios, fica aqui comigo que eu vou te mostrar os 5 principais benefícios da automação de processos para empresas em crescimento.

Saiba tudo sobre automação de processos nesse artigo completo: Tudo o que você precisa saber sobre automação de processos.

1- Agilidade e produtividade

 Um dos principais benefícios da automação de processos é a otimização de tempo. Esse, inclusive, é um dos objetivos mais comuns para que as empresas procurem por essa alternativa.

 Se sua empresa está crescendo é hora de expandir para atender mais! Antes de contratar mais gente, é necessário colocar a casa em ordem e automatizar processos repetitivos e com pouco valor agregado. Isso ajudará no aumento da produtividade, liberando os colaboradores para desenvolvimento de atividades mais estratégicas.

 Diante de um cenário competitivo e acelerado, desenvolver talentos, e garantir que os esforços estejam direcionados para o que é mais importante, é estar um passo à frente de outras empresas. Entregar resultados mais rapidamente também garante tranquilidade para escalar crescimento. 

2- Redução de custos e falhas humanas

  Muitas empresas deixam de investir em tecnologia por considerarem “caro”. Esse pensamento é compreensível se você está crescendo e tem muitas prioridades, mas a verdade é que, se colocarmos na ponta do lápis, na maioria das vezes, os investimentos em automação de processos nos ajudam a reduzir custos a longo prazo, o que justifica todo o investimento feito.

  Processos críticos necessitam de regras bem definidas porque, se acontecerem falhas ou atrasos, podem gerar muitas dores de cabeça. É o caso, por exemplo, de um cliente do Holmes que, devido ao alto volume de documentos, tinha dificuldade em manter o dossiê de colaboradores em dia, o que dificultava eventuais defesas em auditorias e processos trabalhistas.

  Com o Holmes, a empresa conseguiu melhorar o controle de documentos e reduzir em 82% os gastos com multas trabalhistas, uma vez que o acesso à documentação foi facilitado. Este é um caso real de como a tecnologia pode ajudar a reduzir custos e falhas humanas, e quanto isso é vantajoso para as empresas.

3- Rastreabilidade

 Algo comum nas empresas em crescimento é que muitos processos são controlados através de planilhas, e-mails ou ferramentas adaptadas, o que funciona bem enquanto o volume de demandas é baixo. Acontece que, conforme a equipe cresce, mais pessoas são envolvidas nos processos e o volume de informações, etapas, documentos e tarefas também aumenta, o que dificulta o gerenciamento.

  Nesse cenário, uma das maiores dificuldades é ter rastreabilidade nas etapas. Em um processo automatizado todas as ações são registradas em uma trilha auditável. 

  A automação de processos proporciona não só o histórico fiel do que e quando cada ação foi feita, mas também uma visibilidade do que está acontecendo agora. É uma forma assertiva de visualizar gargalos e ter condições de alertar os responsáveis antes que um problema ou atraso aconteça.

4- Padronização 

 Quando não há padronização, os processos, geralmente, se tornam reféns dos seus executores. O que é ruim para ambas as partes, já que as pessoas devem ter liberdade para se ausentar com tranquilidade, se for necessário.

 A padronização garante que as etapas dos processos sejam sistematizadas e, além disso, que regras de negócios, que são as condições para que cada etapa do fluxo possa ou não seguir em frente, sejam cumpridas. 

Quando as regras não estão descritas, ou automatizadas, os colaboradores são responsáveis por decorá-las para aplicar nas situações certas. Isso é ruim, porque caso alguém esqueça ou não saiba o que precisa ser feito, a eficiência do processo é colocada em xeque. 

 A automação é capaz de garantir que os participantes apenas façam o que precisa ser feito da maneira correta, ou seja, do jeito que cumpre a política e cultura da empresa.

  5- Conformidade

  Não é só a conformidade das regras de negócios que é garantida pela automação de processos. Existem também as questões legais e de segurança, que são melhor gerenciadas com ajuda da tecnologia.

  Informações, documentos, confidencialidade e dados em geral, são melhor controlados com a automação de processos, já que é possível definir níveis de permissionamento para acessá-los.

  Dessa forma, é possível manter a conformidade e cumprir legislações como a LGPD, por exemplo.

 Pronto para começar a aproveitar os benefícios da automação de processos?

 O Holmes é uma ferramenta de automatização de processos que ajuda a sua empresa a impulsionar a transformação digital do seu negócio, garantindo esses e outros benefícios. Quer saber mais sobre a solução? Leia o artigo Conheça o Holmes – a ferramenta de gestão de processos mais completa e versátil do mercado e veja como podemos ajudar a sua empresa a organizar e padronizar os processos do dia a dia.

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